800 007 970 (Gratuito para españa)
658 598 996
·WhatsApp·

19 may 2015

CLUBE DE FUTEBOL OS BELENENSES. 90 AÑOS DE HISTÓRIA

/
Enviado por
/
Comentarios0


ISBN: 978-972-780-256-2
Editorial: ANCORA S A
Sinopsis: A edição do livro Clube de Futebol “Os Belenenses” – 90 Anos de História, de José Ceitil, sai à estampa no momento em que o clube da Cruz de Cristo comemora, precisamente, o seu 90.º aniversário de modo a recordar todas as alegrias e tristezas que os belenenses presenciaram desde a sua fundação.

A obra de autoria de José Ceitil abre uma nova colecção, Temas de Desporto, e tem carácter de pesquisa, que transparece na recolha de factos documentos e depoimentos de ilustres belenenses e inclui arquivos de jornais desportivos.
Não se trata de textos, onde estão presentes, muitas vezes, quadros, estatísticas, e comparações. O autor deixa escrito ao longo de 366 páginas, não só a história deste grande clube, mas também aspectos de carácter social e político, em Portugal e noutras partes do mundo, que de certa forma influenciaram os belenenses.
Dá-nos a conhecer o início da actividade futebolística no nosso país, absorvida pelos irmãos Pinto Basto que, após passagem pelas ilhas britânicas onde a modalidade estava no seu apogeu, trouxeram para o continente, na sua bagagem, uma bola. Belém foi, portanto, na altura da fundação do clube, o centro do futebol e onde estava situada a melhor escola de futebolistas. Apresenta um acontecimento político algo controverso aquando de um jogo entre Portugal e Espanha, altura em que ainda se vivia no regime opressivo de Salazar, onde três jogadores da selecção portuguesa não obedeceram à saudação habitual, jogadores esses que alinhavam na equipa azul.
É um livro de histórias de gentes que se entregaram aos Belenenses de alma e coração, tais como Artur José Pereira, Pepe, Augusto Silva, Artur Quaresma, Rafael, Feliciano, os “Argentinos”, Matateu, Vicente, entre outros. Outras ilustres personalidades do mundo artístico também figuram no livro, entre eles estão os já falecidos Raul Solnado e Amália Rodrigues, Fernando Ferrão, Francisco Nicholson e Pedro Barroso.

Preparación física de fútbol

Otras colaboraciones