800 007 970 (Gratuito para españa)
658 598 996
·WhatsApp·

18 may 2015

HISTÓRIA DA VELA EM CASCAIS. DA PRIMEIRA REGATA A INTERNACIONALIZACAO

/
Enviado por
/
Comentarios0


ISBN: 978-972-797-152-7
Editorial: EDICOES INAPA
Sinopsis: De la introducción

“A vela desportiva em Portugal, pais de tradiçoes marítimas inequívocas, historicamente vocacionado para o mar, impôs-se por influência da activa colónia britânica instalada em Lisboa e das demoradas visitas que os navios ingleses efectuavam ao porto da capital.

Cascais, pelas condiçoes climatéricas específicas da sua baía e proximidade de Lisboa, cedo se transformou numa das áreas preferidas para a prática da vela, favorecida pela presença da familia real portuguesa.

A Monarquia deu o ejemplo, Depois, a República seguiu-lhe o rasto, conferindo à modalidade condiçoes de nível internacional, que o Estado Novo regulamentou, impondo calendarios e obrigando os praticantes a segirem as regras que para o efeito fez publicar.

Dentro dos limites cronológicos possíveis para a concretizaçao séria de um estudo de história local, este livro traduz de forma inequívoca a relevância do eixo Cascais-Estoris no dominio da história da vela desportiva, ainda que o número de páginas disponíveis se tenha afigurado exíguo, face à multiplicidade de regatas realizadas no concelho e às glórias de tantos intervenientes, que marcaram a modalidade em competiçoes no país e no estrangeiro.

A construçao que aquí se apresenta, sendo inédita, requereu uma investigaçao alargado, tao abrangente quanto possível, pela especificidade dos deportos de mar – vela, remo, motor, nataçáo, ski acuático e pesca desportiva – cujos praticantes percorreram transversalmente a sociedade portuguesa.

A ausencia de bibliografía sobre desportos em peral e sobre a vela em particular, bem como a dispersao, mau estado de conservaçao e difícil acesso da maioria das fontes documentais, obrigaram a um esforço acrescido, na busca de testemunhos que fundamentassem a sua evoluçao. Todavía, esse esforço foi compensado pelo ineditisimo da documentaçao encontrada.

De facto, foi preciso recorrer a múltiplos arquivos para corroborar as primeiras informaçoes recolhidas no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, de molde a obter um todo coherente e rigoroso.

Indice

INTRODUÇAO
DA PRIMEIRA REGATA À REINVENÇAO DA VELA DESPORTIVA, Joao Miguel Henriques
1. Nascimento e afirmaçao da modalidade (1850-1897)
2. O período áureo da vela em Cascais (1898-1907)
3. Declínio e renovaçao das regatas em Cascais (1908-1929)
DA DITADURA E DAS ELITES À INTERNACIONALIZAÇAO, Olga Bettencourt
1. A vela na construçao e consolidaçao do estado novo (1930-1939)
2. A vela das elites, do turismo e da propaganda nacional (1940-1948)
3. Em velocidade de cruzeiro: Vela e velejadotes (1949-1961)
CLUBE NAVAL DE CASCAIS: CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE VELA, Teresa Ramirez…

Preparación física en carreras de montaña

Otras colaboraciones