HISTÒRIA DO SURF EM PORTUGAL. AS ORIGENS
ISBN: 978-972-589-186-5
Editorial: MARINA TAVARES DIAS EDITORES
Sinopsis: Como começou o Surf em Portugal? Quem foram os primeiros praticantes? Como eram, socialmente, vistos estes jovens, que se aventuravam no mar com umas pranchas incipientes? Quando tiveram lugar os primeiros campeonatos?
Este álbum tem como objectivo dar a conhecer os primeiros tempos do Surf em Portugal, sobretudo através do testemunho de pessoas que estiveram directamente ligadas ao alvor desta modalidade desportiva. O período abrangido medeia entre a década de 60 e os inícios da década de 80. Este espaço de tempo abrange os pioneiros e todos os eventos iniciais ao nível das competições, da produção de material para a prática do desporto, da estrutura organizativa e a construção da própria imagem social do surf em Portugal. Aos principais núcleos de Surf, do norte ao sul do país, são dedicados capítulos específicos: Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Baleal e Peniche, Ericeira, S. Pedro do Estoril, Carcavelos, Costa da Caparica, Açores.
O projecto é absolutamente novo. Até hoje não tinha sido escrita a história do surf no nosso país, e fazê-lo através do depoimento das pessoas que viveram esses primórdios constitui um contributo fundamental para a preservação da memória; recuperar o espólio fotográfico e a imprensa coeva configura um trabalho histórico que perdurará passando este livro a constituir referência obrigatória sobre a temática abordada.
Coordenada por João Moraes Rocha (1.º Campeão Nacional de Surf), a obra é colectiva, com contribuições de Alberto Pais, António Pedro Rocha, Carlos Vieira, Francisco Reis Silva, João Boavida, João Luís Santos, João Moraes Rocha, Luís Reis, Miguel Gavazzo, Paulo Esteves, Pedro Esteves, Pedro Lima, Pitorra Monteiro, Rui Ribeiro, Teresa Abraços, Teresa Ayala, Teresa Montalvão….