800 007 970 (Gratuito para españa)
658 598 996
·WhatsApp·

14 may 2012

Auto-percepção dos estado de saùde e condição física em septuagenários e octogenários

/
Enviado por
/
Comentarios0
/
Etiquetas,

Completa la información

Contenido disponible en el CD Colección Congresos nº21.

¡Consíguelo aquí!

A condição física nos idosos tem sido avaliada pelo teste Handgrip (TH) e teste 6 minutos a andar (6MA). Por outro lado, o SF-35v2, incluindo o Desempenho Físico (DF) e a Função Física (FF), é um questionário utilizado na avaliação da auto-percepção do estado de saúde. Poucos estudos tem analisado a associação entre condição física e auto-percepção do estado de saúde no idoso.
Autor(es): Pedro Bezerra, Dália Alves
Entidades(es): Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Desporto e Lazer
Congreso: IV Congreso Internacional de Ciencias del Deporte y la Educación Física. (VIII Seminario Nacional de Nutrición, Medicina y Rendimiento Deportivo)
Pontevedra, España, 10-12 Mayo 2012
ISBN: 978-84-939424-2-7
Palabras Clave: Aging, quality of life, physical fitness, strength.

Auto-percepção dos estado de saùde e condição física em septuagenários e octogenários

RESUMEN COMUNICACIÓN/PÓSTER

A condição física nos idosos tem sido avaliada pelo teste Handgrip (TH) e teste 6 minutos a andar (6MA). Por outro lado, o SF-35v2, incluindo o Desempenho Físico (DF) e a Função Física (FF), é um questionário utilizado na avaliação da auto-percepção do estado de saúde. Poucos estudos tem analisado a associação entre condição física e auto-percepção do estado de saúde no idoso. Assim, o objectivo deste estudo é perceber as possíveis correlações entre auto-percepção do estado de saúde e condição física, em septuagenários (70’) e octogenários (80’). 83 voluntários (57 escalão 70’, 28 escalão 80’) foram recrutados na população de Ponte de Lima (77.6±5.6 anos, 1.54±0.11 m, 28±4.5 Kg).

Foram realizados os testes SF-36v2, TH e 6MW. ANOVA foi utilizada para comparar escalões etários e Coeficiente Correlação de Pearson foi usado para medir a associação entre Desempenho Físico e a Função Física com TH e 6MA. O nível de significância foi p

Os resultados mostram que os 70’ são mais fortes, têm melhor capacidade cardiorrespiratória e são mais positivos na autoanalise do estado de saúde que os 80’. Contudo, forma encontradas correlações entre Desempenho Físico e Função Física com a força manual, nos 70’, e entre Desempenho Físico e capacidade cardiorrespiratória, nos 80’. Parece que a força muscular contribui para a auto-percepção do estado de saúde nos 70’, enquanto a boa capacidade cardiorrespiratória promove a auto-percepção do estado de saúde nos 80’.

Responder

Otras colaboraciones