800 007 970 (Gratuito para españa)
658 598 996
·WhatsApp·

18 may 2015

DESPORTO GEOMETRIA DE EQUÍVOCOS

/
Enviado por
/
Comentarios0


ISBN: 978-972-24-1432-6
Editorial: LIVROS HORIZONTE
Sinopsis: O discurso desportivo é, em grande número de situações de natureza axiomática e apologético. Evidencia-se por si mesmo. Não carece de demonstração. A sua enunciação é a prova das provas. É um discurso intelectualmente preguiçoso. Estruturalmente conservador. Constrói Quaisquer tica, sem necessidade de recorrer à reflexão ou ao debate. Quaisquer interrogações ou dúvidas tendem a ser consideradas como arrivismo intelectual, senão mesmo como agressão á coesão e identidade do próprío desporto. Coisas mais próprias de adversários, do que dos seus defensores. No discurso desportivo há matérias que nunca são enunciadas. Outras são puramente ocultadas. Umas e outras não têm, assim, possibilidades de serem criticadas. Esta verdadeira ditadura discursiva bloqueia a capacidade de pensar e reflectir criticamente sobre o universo das práticas e dos sistemas desportivos.
O desporto é um produto da sociedade que o gera, e esta é uma verdade que não carece de grande argumentação nem fundamentação sóciológicas. Mas algum determinismo sociológico pode levar-nos ao erro “ de considerar que o desporto é um simples espelho da sociedade, onde tudo o que nele ocorre seria explicado e compreendido pelo que lhe é exterior. O próprio desporto fabrica essa ilusão. O discurso desportivo, e algum iletrísmo que sempre o acompanha, gosta da tese e leva-a às suas últimas consequências. E com ela purifica-se dos excessos e dos exageros do desporto. Quando assim acontece, a culpa é da sociedade. E esta tem sempre as costas largas. Sobretudo quando a sociedade é entendida como uma categoria sociológica abstracta, e não o produto dos que neía operam, agem e actuam. As mutações ocorridas ao mundo do desporto e o desenvolvimento da indústria do espectáculo desportivo acentuaram as dificuldades do discurso desportivo.
O conjunto de reflexões que constituem este livro é parte do trabalho que realizámos ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Um trabalho que se revestiu sempre de uma componente prática, através da interveçâo a vários níveis do sistema desportivo. Panuitóm de testemunha: uma reflexão pessoal, a sua publicação pretende contribuir para a discussão sobre o universo dos temas desportivos….

Máster en psicología deportiva - Alto Rendimiento

Otras colaboraciones